ATIVIDADE DA DANÇA COMO LINGUAGEM CORPORAL E O DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
2013; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18673/600
ISSN1982-4785
AutoresAriana Aparecida Nascimento dos Santos, Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Rosiane de Fátima Ponce,
Tópico(s)Inclusion and Disability in Education and Sport
ResumoConsiderando as dificuldades e limitacoes que os sujeitos com Sindrome de Down apresentam e levando-se em conta as contribuicoes da teoria historico-cultural, no sentido de compreender a memoria voluntaria como fundamental para o desenvolvimento humano, investigou-se o papel exercido pela danca, enquanto uma linguagem corporal que permite expressoes simbolicas na construcao e desenvolvimento da memoria dos sujeitos com Sindrome de Down. Para tanto, foi formado um unico grupo de trabalho com tres sujeitos Down, na faixa etaria entre 9 e 12 anos, regularmente matriculadas em uma APAE. Realizou-se 20 encontros de intervencao com objetivo de identificar e analisar, se houveram mudancas nas acoes dos sujeitos, desde seus movimentos, expressoes corporais e orais, ao longo do processo de intervencao. Pensando em todo o processo de realizacao dessa Pesquisa, evidenciamos que uma das conclusoes coerentes que obtivemos e que quando, apontamos as dificuldades biologicas dos sujeitos e concordamos com as mesmas, pudemos, apesar das contradicoes impostas pela realidade social e educacional, dizer que as leis biologicas do sujeito podem ser superadas a partir das relacoes sociais que o mesmo estabelece no decorrer de sua vida, uma vez que os sujeitos com Sindrome de Down possuiam capacidade para desenvolver seu psiquismo, mesmo que de forma lenta, e assim avancaram, a partir de intervencoes possibilitadas pelo professor de Educacao Fisica, ao propor a danca como atividade educativa.
Referência(s)