Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CORPOS TATUADOS: UMA EXPRESSÃO IDENTITÁRIA DO CONSUMIDOR HOMOSSEXUAL?

2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20946/rad.v15i3.13297

ISSN

2178-0080

Autores

Mário J. de Oliveira, Irene Raguenet Troccoli, Joyce Gonçalves Altaf,

Tópico(s)

Sexuality, Behavior, and Technology

Resumo

Este artigo investigou o uso de tatuagens enquanto expressão da identidade do consumidor homossexual masculino, a centralidade do corpo para estes homens, como a tatuagem atua nessa centralidade, se a tatuagem compõe o seu eu estendido, se a escolha de tatuagens obedece algum tipo de padrão, e se há particularidades individuais intervenientes neste consumo. Os resultados mostram que, embora as tatuagens sirvam como expressão da identidade conforme são utilizadas na projeção das personalidades de seus donos e de seu modo de vida, de sentimentos especiais, e da representação de eventos que lhes sejam relevantes, esta expressão nem sempre é relacionada à sexualidade.

Referência(s)