
As escolas noturnas do município da Corte: estado imperial, sociedade civil e educação do povo (1870-1889)
2011; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 32; Issue: 114 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302011000100004
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)History of Colonial Brazil
ResumoEste trabalho expõe parte dos resultados de pesquisa de mestrado desenvolvida sobre as escolas noturnas na Corte. Tem por objeto a ação do Estado imperial na produção dessa experiência de educação do povo. A tese defendida é que o Estado imperial age respondendo à demanda desencadeada por outros atores sociais, como sociedades privadas e a iniciativa individual de professores e alunos. O texto delimita três momentos-chave desta ação estatal: 1854, com a reforma Couto Ferraz; em 1882, as Instruções Provisórias de José Bento da Cunha Figueiredo; e o Decreto n. 7.031, de 6 de setembro de 1878, de Leôncio de Carvalho, quando se instituem os cursos noturnos promovidos pelo Estado. As experiências públicas e privadas de instrução para a população trabalhadora guardam como características comuns a assistematicidade e a precariedade em suas formas.
Referência(s)