Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Emoções em Experiências Negativas de Turismo: um estudo sobre a influência na insatisfação

2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.1984-4867.v26i1p188-215

ISSN

1984-4867

Autores

Sandro Alves de Medeiros, Marlusa Gosling, Luciana Alves Rodas Vera,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo apresenta como objetivo identificar as emoções evocadas em experiências negativas de turismo. A pesquisa teve uma fase qualitativa e outra quantitativa. Para alcançar o objetivo de levantar as emoções decorrentes de experiências negativas de turismo, a etapa qualitativa consistiu no uso da técnica dos incidentes críticos, solicitando que os informantes recordassem de um evento específico acontecido em viagens, que tivesse sido extremamente desagradável, e respondessem o que sentiram nessa experiência. Como resultado, 50 itens foram gerados. Na etapa quantitativa, foi realizado um survey com uma amostra não probabilística por conveniência com 94 turistas. A análise fatorial exploratória foi a técnica estatística utilizada para encontrar a estrutura dimensional latente aos itens descritores das emoções negativas. Tal análise produziu seis fatores (dimensões), dos quais quatro estavam integralmente relacionados a dimensões encontradas na literatura: Medo, Tristeza, Inveja e Culpa/Vergonha.

Referência(s)
Altmetric
PlumX