
Emoções em Experiências Negativas de Turismo: um estudo sobre a influência na insatisfação
2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1984-4867.v26i1p188-215
ISSN1984-4867
AutoresSandro Alves de Medeiros, Marlusa Gosling, Luciana Alves Rodas Vera,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste estudo apresenta como objetivo identificar as emoções evocadas em experiências negativas de turismo. A pesquisa teve uma fase qualitativa e outra quantitativa. Para alcançar o objetivo de levantar as emoções decorrentes de experiências negativas de turismo, a etapa qualitativa consistiu no uso da técnica dos incidentes críticos, solicitando que os informantes recordassem de um evento específico acontecido em viagens, que tivesse sido extremamente desagradável, e respondessem o que sentiram nessa experiência. Como resultado, 50 itens foram gerados. Na etapa quantitativa, foi realizado um survey com uma amostra não probabilística por conveniência com 94 turistas. A análise fatorial exploratória foi a técnica estatística utilizada para encontrar a estrutura dimensional latente aos itens descritores das emoções negativas. Tal análise produziu seis fatores (dimensões), dos quais quatro estavam integralmente relacionados a dimensões encontradas na literatura: Medo, Tristeza, Inveja e Culpa/Vergonha.
Referência(s)