
LETRAMENTO LITERÁRIO NA UNIVERSIDADE: CAPACIDADE DE ABSTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA
2014; Volume: 18; Issue: 36 Linguagem: Português
10.15202/1981-1896.2013v18n36p9
ISSN1981-1896
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo pretende refletir acerca do trabalho de leitura e de producao de texto no Ensino Superior. Aborda experiencias metodologicas positivas desenvolvidas a partir da leitura de narrativas curtas, de escritores brasileiros e estrangeiros, como Machado de Assis, Joao do Rio, Moacyr Scliar, Mia Couto, Luandino Vieira, Alexandre Dumas Filho, Maximo Gorki, Anton Tchekhov, entre outros. A pesquisadora parte da ideia de que o trabalho com as narrativas curtas pode ser um caminho persuasivo, a partir do qual se conseguira a adesao dos estudantes ao mundo da leitura, nao so dos pequenos textos, mas ate de romances, porque ja estarao seduzidos pela imaginacao criativa que o ato de ler suscita. A utilizacao de diversas narrativas, de varios autores, de variados estilos, desperta a curiosidade para o texto escrito e aponta para o caleidoscopio cultural do mundo “globalizado”. O estudo indaga ainda acerca da importância da elaboracao de projetos de leitura, para que se tenha resultados mais concretos, diante das lacunas deixadas pelo Ensino Medio e Fundamental e das necessidades de abstracao proprias dos estudos universitarios. A existencia de tais projetos cria um clima mais propicio a circulacao dos saberes nas instituicoes de ensino superior e contribui para o desenvolvimento da consciencia critica do aluno.
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