
RETROFUTURISMO E VISUALIDADE STEAMPUNK NO BRASIL
2014; Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC); Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Espanhol
ISSN
2238-1694
Autores Tópico(s)Radio, Podcasts, and Digital Media
ResumoResumo Este artigo propoe-se a detalhar algumas das caracteristicas do retrofuturismo encontradas em uma de suas vertentes: a cultura urbana conhecida como steampunk, cuja origem se deu na literatura de ficcao cientifica. A proposta do texto divide-se em duas partes. A primeira analisa alguns aspectos do discurso retrofuturista, utilizando dois filmes como ponto de partida: The Golden Compass (2007) e 9 (2009). A segunda etapa centra-se na concepcao retrofuturista do steampunk e sua respectiva ressignificacao pelos adeptos que compoem a Loja Parana do Conselho Steampunk, localizada em Curitiba, capital do Estado do Parana, no Brasil. Palavras-chave: Steampunk; Cultura Urbana; Visualidade; Socialidade. Abstract This article aims to detail some characteristics of the retro-futurism found in one of its ramifications: the urban culture known as steampunk, the origin of which is in science fiction literature. The proposed text is divided into two parts. The first one examines some aspects of the retro-futuristic speech using two films as a starting point: The Golden Compass (2007) e 9 (2009). The second stage focuses on the retro-futuristic concept of steampunk and its relevant re-signification by the participating fans at Loja Parana do Conselho Steampunk, located in Curitiba, capital of the State of Parana, Brazil. Keywords: Steampunk; Urban Culture; Visibility; Sociality. Resumen Este articulo tiene como objetivo detallar algunas de las caracteristicas del retrofuturismo que se encuentran en una de las ramificaciones: la cultura urbana conocida como steampunk, cuyo origen se da en la literatura de ciencia ficcion. El texto propuesto se divide en dos partes. La primera examina algunos aspectos del discurso retrofuturistico utilizando dos peliculas como punto de partida: The Golden Compass (2007) e 9 (2009). La segunda etapa se centra en la concepcion retrofuturista del steampunk y su respectiva re-significacion por los participantes que componen la Loja Parana do Conselho Steampunk, que se encuentra en Curitiba, capital del estado de Parana, en Brasil. Palabras clave: Steampunk; Cultura Urbana; Visualidad; Socialidad.
Referência(s)