A luta de gerações e os problemas da educação: velhos e jovens no teatro de Aristófanes
1981; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-25551981000200001
ISSN1806-9274
Autores Tópico(s)Contemporary and Historical Greek Studies
ResumoEm nosso relatorio, decidimos apresentar o desenvolvimento de nossas investigacoes e respectivos resultados de varios intens. Desejamos esclarecer que tal divisao nos pareceu mais comoda, como um recurso didatico, a fim de possibilitar uma ordenacao mais precisa dos dados coligidos e mais clareza na apresentacao de nossas varias observacoes e conclusoes. Na realidade, os itens nao constituem compartimentos estanques, pois que, em todos os momentos da pesquisa, sempre tivemos, diante dos olhos, o quadro geral dos problemas. As questoes se interpenetram, dai a necessidade de um constante processo de verificacao e confrontos cruzados. Cientes de que nossa pesquisa, enquadra dentro do campo da investigacao das ciencias da educacao, devia chegar a discussao dos aspectos pedagogicos da comedia grega, chegamos a conclusao de que seria impossivel orientar qualquer discussao, sem antes examinar os proprios conceitos do riso, comico, comedia. Dai termos iniciado nosso trabalho com o estudo da Problematica do riso e do comico (item I). Considerando que o objeto inicial de nossa pesquisa era o teatro de Aristofanes, um capitulo da chamada comedia atica antiga, que se desenvolveu em Atenas no seculo V a.C., chegamos a conclusao de que seria impossivel qualquer estudo mais profundo, sem cuidadoso exame de sua situacao no tempo e no espaco. Ao mesmo tempo que procuravamos caracterizar esse genero comico, indo busca-lo em suas origens mais remotas - o komos e a Festa, (item V - As origens da comedia antiga - a Festa), buscamos tambem apresenta-lo com suas peculiaridades, na forma e no espirito, que tornam a comedia atica antiga, de fato, um tipo de teatro engajado, didatico (item IV A comedia atica antiga). Essa pesquisa, e claro, correu paralelamente com as investigacoes sobre a sociedade em que nasceu e morreu esse genero comico tao caracteristico, tanto mais que os poetas se atribuiam o papel de mestres de seu povo. Dai nossa preocupacao com o estatuto do estado ateniense no sec. V a.C., detendo-nos no exame de tres questoes fundamentais: a) a crise das instituicoes; b) o papel dos sofistas; c) a familia: (item II O estado ateniense no sec. V a.C. A crise das instituicoes. Os sofistas e item III. As instituicoes atenienses. A familia). Depois, chegamos a nossas conclusoes sobre a Funcao critica e a credibilidade da comedia atica antiga (item IV), procurando demonstrar em que sentido se realizou essa funcao paideutica da comedia, dentro dos limites da polis ateniense e conforme os objetivos que os propositos poetas comicos se propunham a atingir. Decidimos, por fim, concentrar-nos no problema do conflito das geracoes, limitando-nos ao estudo do relacionamento pai-filho, pois seria impossivel um estudo que abrangesse toda a discussao do conflito velhos e jovens, dentro do acervo imenso dos fragmentos e da propria quantidade do material, que podemos encontrar na obra de Aristofanes (item VII. O conflito das geracoes. Pais e filhos no teatro de Aristofanes). Ao fim de nossas investigacoes chegamos a conclusao de que nao e possivel atribuir, como o pretende a maioria dos criticos, uma opiniao decidida de Aristofanes a favor dos mais velhos, no caso, o pai. Sua atitude varia conforme o exige a economia da peca, mas sentimos que, apesar das aparencias, e de seu apego as tradicoes, a simpatia do poeta pende para o lado dos filhos, que muitas vezes se revelam bem mais sensatos e sinceros do que a matreirice e dissimulacao dos pais.
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