
A REELEIÇÃO DE EDUARDO PAES PARA A PREFEITURA DO RJ: IDENTIFICANDO DISCURSOS, POSIÇÕES E ESCOLHAS ADOTADAS NA CAMPANHA ELEITORAL.
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5380/recp.v6i1.41958
ISSN2236-451X
AutoresIsabel Cristina Veloso de Oliveira,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO resultado das eleições de 2012 para o cargo de prefeito do Rio de Janeiro não trouxe qualquer surpresa. A vitória do candidato Eduardo Paes (PMDB) foi prevista por todos os institutos de pesquisa, e foi favorecida por estratégias de marketing que demandam atenção da Ciência Política. O principal objetivo deste artigo é identificar algumas posições e escolhas adotadas na campanha eleitoral, com enfoque em questões midiáticas, que ajudem a explicar o sucesso nas urnas obtido pelo candidato, apresentando, através de análise de conteúdo, algumas estratégias que foram implementadas e fatores que contribuíram para consolidar a vitória. Dois principais argumentos serão explorados: a disparidade na distribuição do tempo de TV entre os candidatos, devido à ampla coligação do candidato Eduardo Paes, e a estratégia central do candidato de utilizar esse tempo de TV para relacionar sua imagem a um bom governo.
Referência(s)