Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A qualidade percebida, os valores de consumo e as emoções como antecedentes da satisfação de usuários de Shopping Center: a construção de um modelo de equações estruturais

2014; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.6008/spc2179-684x.2014.001.0004

ISSN

2179-684X

Autores

Mayana Virginia Viégas Lima, Pedro José Steiner Neto,

Tópico(s)

Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as influências da Qualidade Percebida, dos Valores de Consumo e das Emoções como antecedentes da Satisfação do consumidor. Sendo assim, foi realizada uma revisão de literatura acerca dos construtos centrais deste estudo, onde pretendeu-se demonstrar a relação existente entre eles e como os mesmos podem ser considerados elementos antecedentes da Satisfação, fazendo-se ao final a proposição de um modelo no qual as relações propostas entre estas variáveis formaram as hipóteses testadas. A pesquisa pode ser caracterizada como um survey de caráter Interseccional, e foi realizada na cidade de Curitiba/PR com 392 consumidores de Shopping Center. Os dados coletados foram analisados por meio dos softwares: SPSS e AMOS. Por meio da relevância apresentada nos seus resultados, comparativamente com as premissas propostas, este estudo apresenta sua contribuição tanto para a teoria do comportamento do consumidor, quanto para o contexto de Shopping Center. Além de corroborar com os achados dos estudos tomados como base para a construção destas relações, este estudo também apresentou outras duas importantes contribuições: (1) considerar três dimensões (utilitária, hedônica e simbólica) aos valores de consumo e propor a relação destas dimensões com outras variáveis, conseguindo verificar empiricamente a relação destes valores com as emoções e com a satisfação; bem como a verificação da relação da qualidade percebida nos valores de consumo, relação esta que ainda não havia ficado muito clara em estudos anteriores; (2) analisar conjuntamente a relação entre as variáveis qualidade percebida, valores de consumo, moções e satisfação, já que estas variáveis ainda não tinham sido testadas em nenhum outro estudo. Por fim, ainda são apresentadas limitações do estudo e sugestões para futuras pesquisas.

Referência(s)