
O sub-campo do futebol: presidentes de clubes em Foco
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20396/conex.v11i1.8637637
ISSN1983-9030
AutoresRenato Francisco Rodrigues Marques, Diego Monteiro Gutierrez, Marco Antônio Bettine de Almeida,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAs relações sociais no futebol brasileiro expressam legitimação política e social que respeitam critérios próprios e em parte divergem da moralidade da sociedade contemporânea. O objetivo deste estudo foi investigar o espaço da administração e relações de poder referentes aos presidentes de clubes atuantes no futebol profissional no país. Buscou-se caracterizar esse agente e identificar seu habitus pela observação de trajetórias pessoais e características simbólicas do ambiente organizacional em que atuam. Os dados foram coletados com pesquisa em home pages de clubes de futebol, sites especializados e jornais esportivos digitais. Os resultados, com discussão baseada na obra de Pierre Bourdieu, demonstram que os presidentes fazem parte de uma elite profissional e que possuem como capital simbólico a capacidade gestora e de geração de lucros em clubes-empresa; a lealdade e vínculo duradouro com o clube sócio-esportivo em grandes centros; e forte relação política com o município-sede da entidade em pequenas cidades.
Referência(s)