Artigo Produção Nacional

DIAGNÓSTICO DA TENDÊNCIA EMPREENDEDORA ATRAVÉS O MODELO DE DURHAM: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR EDUCACIONAL

2009; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18391/qualitas.v8i2.639

ISSN

1677-4280

Autores

Brunno Fernandes da Silva Gaião, Thiago Araújo da Silva, Waleska Silveira Lira, Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz, André de Sousa Pedros, Gesinaldo Ataí­de Cândido,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Diante do continuo avanco tecnologico e o aumento da competitividade, as organizacoes estao sendo obrigadas a mudarem seu entendimento a respeito da variavel capital humano, no que tange a utilizacao do potencial das pessoas. Dessa forma, a existencia de individuos conhecidos como empreendedores e a condicao basica para o surgimento de novos empreendimentos. Este estudo tem como objetivo tracar o perfil empreendedor do corpo discente do curso de administracao da cidade de Campina Grande. Utilizou-se uma pesquisa descritiva de carater exploratorio com uma amostra de 300 estudantes, sendo 150 de duas faculdades particulares e 150 de duas universidades publicas. O instrumento de coleta de dados foi um questionario estruturado, baseado no modelo proposto por Durham, contemplando as cinco dimensoes, Necessidade de Sucesso, Autonomia/Indepedencia, Tendencia Criativa, Assumir Riscos Calculados e Impulso/Determinacao. Os resultados revelam que a impulso/determinacao foi a unica a alcancar indice acima da media em tres dos quatro cursos pesquisados. Enquanto as demais tendencias ficaram proximas, porem abaixo da media, com destaque negativo para a tendencia criativa, que obteve o pior desempenho, apresentando uma pontuacao muito inferior a media. Conclui-se que o perfil empreendedor do discentes dos cursos de administracao da cidade de Campina Grande ficou um pouco abaixo da media geral proposta como ideal para os individuos com caracteristicas empreendedoras. Para melhorar e o esforco individual dos estudantes e das instituicoes em proporcionar um ensino que nao apenas transmita conhecimento, mas tambem experiencias praticas que objetivem desenvolver as potencialidades de cada estudante. Palavras-chave: Empreendedorismo, Universidade, Administracao.

Referência(s)
Altmetric
PlumX