A pós-graduação e a formação de recursos humanos para inovação

2008; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

10.21713/2358-2332.2008.v5.157

ISSN

2358-2332

Autores

Carlos Benedito Martins, Ana Lúcia Delgado Assad,

Tópico(s)

Higher Education and Employability

Resumo

O presente trabalho constitui a sintese de uma pesquisa realizada por solicitacao do Centro de Gestao e Estudos Estrategicos do Ministerio da Ciencia e Tecnologia, que tinha por objetivo central examinar as relacoes entre a pos-graduacao nacional e o processo de inovacao. A investigacao procurou identificar as percepcoes dos diferentes atores que atuam tanto nos programas de pos-graduacao quanto no meio empresarial, quanto as relacoes existentes entre esses dois segmentos. Buscou identificar iniciativas existentes voltadas para fortalecer a formacao de recursos humanos para a inovacao na pos-graduacao, bem como detectar algumas sugestoes e recomendacoes, visando estreitar a interacao do meio empresarial com a pos-graduacao nacional e incrementar sua participacao no processo de inovacao. A pesquisa foi baseada em observacoes de campo, realizacao de entrevistas com determinados coordenadores de programas de pos-graduacao, liderancas academicas e atores que atuam no meio empresarial. Apoiou-se tambem numa bibliografia internacional e nacional sobre relacoes entre formacao na pos-graduacao e setor produtivo. O pais possui uma consolidada pos-graduacao, que se destaca em termos de producao cientifica, na formacao de profissionais com alta competencia cientifica. No entanto, uma parte signifi - cativa dos recursos humanos formados pela pos-graduacao possui pouco conhecimento do processo de inovacao e do mercado que podera atuar. Este nao e um cenario exclusivamente brasileiro, mas se repete em maior ou menor proporcao em outros paises. Enfocando o contexto brasileiro, a pesquisa indicou que determinadas mudancas sao possiveis visando ao incremento das relacoes entre esses dois segmentos. Nesse sentido, atraves de acoes publicas e possivel incentivar a parceria publico-privada a incorporar mestres e doutores em empresas, incrementar a oferta de oportunidades de treinamento em empresas durante a pos-graduacao e realizar mudancas curriculares em determinados programas. No entanto, essas e outras mudancas exigem uma profunda mudanca de mentalidade tanto dos atores que atuam na pos-graduacao nacional quanto do meio empresarial e nao sao de responsabilidade unica da universidade, mas deve envolver todos os atores neste processo, cada um deles com sua cota de responsabilidade.

Referência(s)