Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Movimento neopentecostal e neoesoterismo: um enfoque sob o paradigma da orientalização do Ocidente

2011; Universidade de São Paulo - FM/USP; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74505

ISSN

2176-8099

Autores

Janete Rodrigues da Silva,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

<strong><strong></strong></strong>Segundo Campbell (1997), o Ocidente sofre um processo de orientalização que se traduz em uma gradativa substituição da teodiceia judaico-cristã, com base na concepção de um Deus pessoal e transcendente que impõe sua vontade e exige obediência, por outra oriental fundada em uma representação imanentista da divindade, que, por sua vez, é mais apropriada a uma sociedade marcadamente antropocêntrica. O objetivo aqui é mostrar que o movimento neopentecostal, com a ressignificação dos conteúdos cristãos, emerge como produto típico desse contexto histórico-cultural e, portanto, está mais apto a trazer respostas às demandas existenciais próprias desse tempo, de onde advém seu êxito na disputa por consumidores de bens e serviços religiosos. Nesse sentido, ele se afasta da ortodoxia do protestantismo tradicional e se aproxima da heterodoxia das tradições religiosas do Oriente. Assim, partindo do pressuposto de que existem similaridades que evidenciam essa aproximação, propõe-se um estudo comparativo entre uma denominação neopentecostal, Igreja Universal do Reino de Deus, e uma instância religiosa que seja representativa das religiosidades de cunho oriental; no caso, a instituição religiosa Perfect Liberty, com a finalidade última de delinear o perfil do sujeito religioso na contemporaneidade

Referência(s)