
CONSTRUÇÃO DE ESCALA PARA MENSURAÇÃO DE IMAGEM CORPORATIVA: O CASO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
2013; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18391/qualitas.v14i1.1700
ISSN1677-4280
AutoresPaulo Roberto da Costa Vieira, Angelo Roberto Calderaro de Angeli, Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas, Antônio Carlos Magalhães da Silva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA imagem corporativa funciona como interface entre a realidade exterior e o individuo, permitindo-lhe abstrair e simplificar conteudos complexos sobre a organizacao, com a finalidade de permitir que a mente so pondere os significados julgados relevantes. A imagem corporativa e complexa e diversa. E dentro de uma teia de significados intrinsecamente inter-relacionados que a firma devera atuar para fortalecer a sua imagem, pois nao tem a faculdade, no ambiente extremamente competitivo em que esta inserida, de ignora-la. O presente estudo objetiva desenvolver escala para medicao de imagem corporativa de instituicao privada de ensino superior. Para tanto, realizou-se pesquisa de survey com amostra de conveniencia constituida por 230 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi o questionario estruturado e auto-administrado, com cinco opcoes de respostas do tipo Likert. Empregou-se, no tratamento dos dados, a analise fatorial confirmatoria. Os resultados evidenciaram a consistencia da escala proposta, acompanhados de inumeros insights sugestivos de acoes estrategicas.
Referência(s)