
Gestão do Conhecimento e Inteligência competitiva: delineamento de estratégias de competitividade e inovação para pequenas empresas
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 18; Issue: 38 Linguagem: Português
10.5007/1518-2924.2013v18n38p19
ISSN1518-2924
AutoresCássia Aparecida Corsatto, Wanda Aparecida Machado Hoffmann,
Tópico(s)Intellectual Capital and Performance Analysis
ResumoO artigo faz uma apresentação dos conceitos e definições de gestão do conhecimento e de inteligência competitiva encontrados na bibliografia e traça um paralelo de sua importância e aplicabilidade no ambiente das pequenas empresas. Aborda a importância da gestão do conhecimento e da inteligência competitiva no processo de delineamento de estratégias de competitividade e apresenta os elementos e ferramentas que apóiam a aplicação dos mesmos nas organizações, como pessoas e processos na geração do conhecimento no ambiente interno e a importância da informação organizada para adequação de empresas e instituições ao ambiente competitivo, no processo de tomada de decisão. Apresenta também ferramentas e metodologias para a implantação de estratégias de inteligência competitiva como forma de incremento à competitividade e geração de valor para os clientes e mercado.
Referência(s)