NARRATIVA ORAL E ESCRITA: ENCONTROS E CONTRAPONTOS SOBRE O MITO “A ORIGEM DOS POVOS INDÍGENAS” NA PERSPECTIVA DE ÍNDIOS E BRANCOS. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0009
2014; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2238-7196
AutoresRita de Cássia Dias Verdi Fumagalli, Carlete Maria Thomé, Luana Teixeira Porto,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoNeste artigo, a partir de narrativas referentes a origem dos povos indigenas, contadas pelos indios da comunidade da reserva indigena do Guarita do municipio de Tenente Portela – RS, procuramos definir encontros e contrapontos entre os fenomenos de transicao de perspectivas que ocorrem nas narracoes: ora da tradicao oral para a tradicao escrita, ora da tradicao escrita para a oral, cotejando essa narrativa oral indigena com um texto escrito sob a perspectiva de uma escritora branca que faz referencia ao mito do comeco da humanidade o qual foi publicado no livro Tuparis e Tarupas. O estudo e iniciado com algumas definicoes propostas por Henry Remak (1994) e Tania Franco Carvalhal (1991) sobre Literatura Comparada a fim de compreendermos conceitos fundamentais do comparatismo literario. Em um segundo momento abordaremos algumas reflexoes a respeito do papel das narrativas orais no fazer historico e cotidiano do homem, na sua forma de estar no mundo. Discutiremos entao as narrativas orais, permeadas de informacoes que auxiliam o homem em seus processos identitarios e coletivos, apresentando algumas diferencas fundamentais entre a narrativa oral e a narrativa escrita. Proporemos algumas reflexoes a respeito do mito, sua definicao e funcao e a importância que o mito exerce para a formacao da identidade indigena. Por fim, buscaremos por meio do cotejo entre as duas fontes, detectar as aproximacoes e distanciamentos em relacao a historia contada pela informante indigena e a narrativa escrita e publicada por uma escritora nao indigena a qual aborda a tematica do mito sobre “O comeco da humanidade”, de forma a perceber mais claramente quando e como cada mito, dentro da sua narrativa apresentam fatos e marcas caracteristicas que ainda transitam entre as duas tendencias. As reflexoes sinalizam que existem aproximacoes entre as duas narrativas ao abordarem a ideia de que os povos indigenas surgiram da mae terra, porem os distanciamentos sao evidenciados a partir do momento em que as historias da criacao do mundo ganham caracteristicas individuais do grupo e etnia em que sao contadas, carregadas de marcas pessoais e alimentadas pelas crencas particulares de cada grupo indigena.
Referência(s)