
Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender
2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.36459
ISSN1679-1916
AutoresMárcia Rodrigues Notare, Marcus Vinícius de Azevedo Basso,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo discute o potencial do software GeoGebra no processo de construção de conceitos matemáticos, à luz da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Para isso, o artigo traz a análise de um projeto de modelagem geométrica, da trajetória de uma bola de basquete, desenvolvido por um aluno do mestrado em Ensino de Matemática, na qual é possível evidenciar um caminho trilhado do fazer ao compreender, na medida em que o trabalho vai sendo desenvolvido. Conceitos matemáticos como função quadrática, função afim, função seno, função valor absoluto, movimentos de gráficos e continuidade de funções foram definitivos na construção do modelo assim como conceitos geométricos como retas paralelas e perpendiculares, ponto médio, mediatriz e reflexão em torno de uma reta, que foram utilizados na construção da cesta. Dessa forma, a atividade proposta com o uso do GeoGebra permitiu a compreensão de uma série de conceitos a partir da ação do sujeito e da conceituação, trilhando um caminho do fazer ao compreender.
Referência(s)