Uma Análise Crítica Entre os Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis nos Países do Mercosul e o Proposto Pela ONU/UNCTAD/ISAR
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18405/recfin20130106
ISSN2318-1001
AutoresGiovanna Tonetto Segantini, Clayton Levy Lima de Melo, Edzana Roberta F. Cunha Vieira Lucena, José Dionísio Gomes da Silva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA harmonizacao das normas contabeis tornou-se uma necessidade dos usuarios externos e internos da informacao contabil, uma vez que passaram a atuar em diversos mercados e a prestar contas aos usuarios com necessidades variadas, pois o mercado cada vez mais globalizado exige profissionais preparados para atuar dentro e fora do seu pais. Visando isso, a ONU/UNCTAD/ISAR desenvolveu um Curriculo Mundial para servir de referencia para os cursos de Ciencias Contabeis, buscando prover conhecimentos internacionais de normas contabeis independentemente do pais responsavel pela formacao do profissional. Assim, o objetivo geral do artigo foi analisar e comparar a adequacao dos curriculos dos cursos de ciencias contabeis de quatro universidades do MERCOSUL, sendo uma de cada pais, com o curriculo proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. As universidades selecionadas foram: Facultad de Ciencias Economicas de la Universidad de Buenos Aires (Argentina); Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade da Universidade de Sao Paulo (Brasil); Universidad Nacional de Asuncion ( Paraguai); e Facultad de Ciencias Economicas y de Administracion de la Universidad de la Republica (Uruguai), e suas matrizes curriculares foram comparadas com o Curriculo Mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. Os resultados indicam que a similaridade entre os curriculos das quatro universidades selecionadas com o proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR e alta, existindo, em media, 76,71% de semelhanca entre as materias dos curriculos. Por ser apenas uma recomendacao, as universidades pesquisadas demonstraram possuir certa flexibilidade na elaboracao de seus curriculos.
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