Resiliência e equilíbrio emocional na escola

2014; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.18316/1741

ISSN

2237-8049

Autores

José Tavares,

Tópico(s)

Resilience and Mental Health

Resumo

Neste artigo, centrarei o questionamento, a analise e a reflexao nos termos e respectivos conceitos que integram o titulo escolhido, a saber: “resiliencia”, “equilibrio”, “emocional” e “escola”. Ou seja, e um pequeno ensaio de cariz argumentativo, baseado em situacoes experienciadas e experimentadas na minha vida profissional de professor e investigador universitario, dispensando numeros e dados estatisticos que o tempo e a vida desactualizam muito rapidamente. O artigo pretende ter tambem uma abordagem mais livre, decorrente da condicao de Professor Emerito em que me encontro. Procurarei tambem manter uma certa “avidez e loucura”, como recomendava Steve Jobs, sobre um tema que se apresenta tao desafiador na sociedade emergente, em que a resiliencia se assume como um novo modo de ser, de estar e de tornar-se humano e o equilibrio emocional, como uma condicao imprescindivel para qualquer profissao e para a vida. Por isso, na formacao do novo cidadao que o mundo precisa e exige, a escola nao podera passar ao lado dessa realidade. Na maquina trituradora do tempo, tudo e sereno e normal, talvez, um pouco mais acelerado e exigente, hoje, em que apenas se tem tempo para prevenir e preparar o futuro pela simples razao de que, para o presente, nunca ha tempo e o passado permanece mas com pouca relevância e se desvanece rapidamente na espuma e na curta e passageira memoria dos homens e do mundo. Palavras-chave: Resiliencia. Equilibrio emocional. Escola. Profissao.Tempo. Vida. Resilience and emotionalbalance in school Abstract In this paper the focus will be on the questioning, analyzis and reflection on the terms and concepts that constitute the theme, namely “resilience”,“balance”, “emotional” and “school”. This is to say, a short essay based on the argumentative nature of situations experienced and experimented in my professional life as a faculty member and university researcher leavingaside the numbers and statistics that time and life very quickly transform inout-of-date data. It is also meant to be a more free view that comes naturally from my condition of Professor Emeritus. I will also seek to maintain acertain “eagerness and madness,” as recommended Steve Jobs, on a subjectwhich presents it self as a challenge in the emerging society in which resilienceis assumed to be a new way of being and becoming human, and emotionis assumed as a precondition for any profession and life. Therefore, inthe formation of the new citizens that the world needs and demands, school cannot ignore this reality. Keywords: Resilience. Emotional balance. School. Profession. Time. Life.

Referência(s)
Altmetric
PlumX