Ensino da odontogeriatria nas faculdades de odontologia do sul e centro-oeste do brasil: situação atual e perspectivas
2006; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 21; Issue: 53 Linguagem: Inglês
ISSN
1980-6523
AutoresMaria Vieira de Lima Saintrain, Eliane Helena Alvim de Souza, Arnaldo de França Caldas Júnior,
Tópico(s)Dental Education, Practice, Research
ResumoEsta pesquisa teve como objetivo levantar a situacao do ensino da Odontologia Geriatrica nas faculdades de Odontologia do Sul e Centro-Oeste brasileiro. O Universo foi constituido pelas 24 escolas das regioes e constantes da relacao do INEP/2001, como forma de se garantir que apenas participassem do estudo alunos, de fato, do ultimo ano ou periodo do curso. Alem dos estudantes, participaram os coordenadores dos cursos. Para calculo da amostra (aleatoria estratificada), adotou-se um intervalo de confianca de 95% e erro maximo admissivel de 5%. Para coleta dos dados, dois questionarios foram elaborados, cada qual com questoes do tipo fechada e mista. O teste de Qui-quadrado de Pearson foi utilizado para analise inferencial com a finalidade de verificar a existencia de relacao entre as variaveis dependentes e independentes estabelecidas para o estudo. Dos dezoito cursos de Odontologia pesquisados sete mantem o ensino da Odontogeriatria no curriculo. Dentre os 478 alunos participantes da pesquisa, 47,1% procuram o conhecimento fora da faculdade, a maioria em congressos; 28,9% preferem trabalhar com idosos e 97,5% acham importante a inclusao da disciplina no curriculo. Houve significância (p UNITERMOS: odontogeriatria; curriculo odontologico; ensino; idoso. SUMMARY To research had as objective to raise the situation of the teaching of Dentistry Geriatric in the Brazilian south and western. It constituted research of the 24 existent schools in the area and constant of the relationship of the INEP/2001; being such relationship adopted as form of guaranteeing that they just participated of the study students, in fact, of the last semester. Besides the students, they participated of the research the coordinators of the courses. To calculate the sample (aleatory stratified), a significance interval of 95% was adopted and I miss acceptable maximum of 5%. For collect the data two questionnaires were elaborated; neseach one of the instruments with subjects of the closed type and mixed. The test of QuiSquare of Pearson was used for inferencial analysis with the purpose of verifying the relationship between the dependent and independent variables established for the study. 18 colleges were asked and only 06 of them offer this course Dentistry Geriatric. Among 478 students who participated in this research, 47,1% search the knowledgement outside the college, as a mother of fact, most of them reach it, when this participation in congress. 23,8% would rather working whit elderly. 97,5% says that is very important to have this subject included in the curriculum. There was relevance (p UNITERMS: dentistry geriatric; odontological curriculum; teaching; elderly.
Referência(s)