Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades

1969; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 16; Issue: 30 Linguagem: Português

10.26512/lc.v16i30.3568

ISSN

1981-0431

Autores

Eliezer Moreira Pacheco, Luiz Augusto Caldas Pereira, Moisés Domingos Sobrinho,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia criados pela Lei nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008, representam a nova face da Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Neste artigo, são analisados alguns elementos do contexto histórico e político de sua criação, assim como os aspectos mais relevantes e considerados estruturantes dessa nova instituição do campo educacional brasileiro, tais como o seu lugar nas políticas públicas do governo Lula, a sua relação com o mundo produtivo e do trabalho, a sua contribuição para o fortalecimento da democracia e da cidadania, para o desenvolvimento nacional, regional, local, sua proposta curricular e a relação ensino–ciência–tecnologia.

Referência(s)