
COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS EM PEDIATRIA: A PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL
2015; FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.17696/2318-3691.22.3.2015.56
ISSN2318-3691
AutoresSamantha Pelichek Gonçalves, Isabela Guimarães Forte, Juliana Aquino Setino, Patrı́cia Maluf Cury, João Batista Salomão, Maria Cristina de Oliveira Santos Miyazaki,
Tópico(s)Patient-Provider Communication in Healthcare
ResumoIntrodução: A prática da medicina requer um equilíbrio entre competência técnica e competência para relacionamento interpessoal. Este estudo foca um aspecto específico do relacionamento médico-paciente: a comunicação de más notícias, ou seja, notícias que afetam de forma negativa a visão do paciente sobre o futuro, ameaçam seu bem-estar e reduzem a possibilidade de escolhas. Objetivo: Identificar estratégias utilizadas por pediatras para comunicar más notícias aos pacientes. Casuística e Métodos: Trinta pediatras do complexo FAMERP/FUNFARME responderam a um questionário sobre comunicação de más notícias. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Resultados: Participaram 18 mulheres e 12 homens, com idade entre 25 e 61 anos (média = 37,43 ± 12,56), trabalhando nos seguintes contextos: pronto-socorro, enfermaria, ambulatório e unidade de tratamento intensivo. Entre os participantes, 19 relataram a possibilidade de comunicar más notícias dentro da sua especialidade e 12 já haviam tido essa experiência. A maioria (n = 23) acredita que apenas parcela das informações deve ser fornecida à criança; 25 já haviam discutido diagnóstico e prognóstico com pacientes e todos já haviam fornecido explicações às crianças que seriam submetidas a procedimentos dolorosos. Conclusão: Dada a frequência com que pediatras fornecem “más notícias”, o treino em habilidades para realizar essa tarefa deve fazer parte da sua formação profissional.
Referência(s)