Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Os livros didáticos de matemática na escola secundária brasileira no século XIX

2004; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Inglês

ISSN

2236-3459

Autores

Karl M Lorenz, Ariclê Véchia,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

O estudo apresenta informacoes sobre os livros didaticos de Matematica utilizados no seculo 19, no Collegio de Pedro 2°, considerado padrao para seus congeneres. A partir de informacoes contidas nos programas de Ensino adotados no Colegio de 1838 a 1900 e com auxilio da literatura especializada, foi possivel identificar a autoria e os titulos de trinta e dois livros didaticos. A maioria deles era de autoria de brasileiros, porem, alguns foram escritos por autores franceses, especialmente os adotados na ultima decada do seculo 19. Com base no numero de edicoes de cada livro e no numero de exemplares publicados, pode-se concluir que os mesmos foram utilizados em muitas instituicoes publicas e particulares em diversos pontos do pais e inferir que houve uma equivalencia, senao total, pelo menos parcial, entre os estudos de Matematica do Collegio de Pedro 2° e das demais instituicoes que adotavam os livros didaticos utilizados no colegio padrao. Os resultados obtidos permitem, tracar facetas do ensino de matematica no Collegio de Pedro 2° e subsidiar estudos sobre o ensino de Matematica no Brasil. Abstract The study presents information on the mathematics textbooks used in the 19 century in the College Pedro 2°, with was the model secondary institution of its time. From information contained in the teaching programs implemented in the College from 1838 to 1900, and with the aid of specialized literature, it was possible to identify the authors and titles of thirty-two textbooks. The majority of the texts were authored by Brazilians; however, some were written by French authors, especially those utilized in the final decade of the 19 century. Based on the number of published re-editions of many of the works, one can infer that the texts were adopted by many public and private institutions throughout the country; and that there was total, or at least partial equivalency between the mathematics courses in the College and the mathematics courses in those institutions that adopted the mathematics textbooks uses in the College. The study not only results in a description of the mathematics program in the College Pedro 2°, it also contributes to a general understanding of the teaching of mathematics throughout Brazil during the century. Key-words: textbook, secondary education, history of disciplines.

Referência(s)