Artigo Produção Nacional

Assistencialismo midiático: uma nova estratégia de legitimação social

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Issue: 16 Linguagem: Português

10.19132/1807-8583200716.71-89

ISSN

1807-8583

Autores

Pedrinho Arcides Guareschi, Giordano Larangeira Dias, Mariane Rigatti Hartmann,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O artigo e fruto de uma longa investigacao sobre recepcao da midia pela populacao. Foram investigados, atraves de grupos focais, os seis programas mais assistidos dos seis principais canais de televisao brasileira, no ano de 2003. Eram produzidos compactos dos programas e mostrados a grupos focais, trinta ao todo, constituidos por grupos representativos da populacao. Entre os principais achados, discutimos neste artigo apenas um que se mostrou central na investigacao e que denominamos de “assistencialismo midiatico”. Tal conceito procura significar que a razao principal de telespectadores acharem que um canal, um programa, ou um apresentador serem bons e merecerem ser assistidos, deve-se ao fato de eles ajudarem as pessoas. Na discussao e interpretacao das informacoes, esse achado e analisado tendose em conta toda a historia do Brasil, e a influencia dessa cultura e praticas na construcao de uma subjetividade dependente, a partir de praticas assistencialistas presentes em todas as dimensoes da sociedade. Essa pratica se manifesta, hoje, com outra faceta: um assistencialismo midiatico, continuando a reproduzir relacoes de dependencia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX