Cinema documentario brasileiro contemporaneo : analise do banco de dados da Agencia Nacional do Cinema (1994 a 2007)
2008; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 7 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
AutoresGabriela Rufino Maruno, Fernão Vítor Pessoa de Almeida Ramos,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoA motivacao primeira desta pesquisa nasceu de um momento impar para aqueles que fazem do cinema brasileiro contemporâneo objeto de estudo e/ou de trabalho. Em 2005, a Agencia Nacional de Cinema, apos larga sistematizacao recuperacao de informacoes, disponibilizou o primeiro de uma serie de arquivos (aqui intitulados de Dados da Ancine) contendo a historia dos numeros do cinema nacional. A partir de entao, outra otica de analise indagacoes do fazer cinematografico foi disponibilizada. Produtores, realizadores, distribuidores academicos encontraram um denominador comum de discussao, um ponto nevralgico que ha tempos vinha sendo reivindicado por todos os personagens deste roteiro - misto de drama, comedia terror - chamado Cinema Brasileiro. O surgimento desta fonte coincide, tambem, com um intenso periodo, em escala mundial, de questionamentos sobre a etica, definicao, forma realizacao do filme documentario. O Brasil atua como participante atento ativo desta movimentacao, que longe de encontrar seu fim. Nos ultimos tres anos, por exemplo, foram lancados, nas salas de cinema do pais, mais de 65 filmes documentarios brasileiros de longa-metragem - sem contabilizar os documentarios cabo, realizados exclusivamente para exibicao em televisao. Da uniao destas duas conjunturas que se construiu a coluna deste trabalho. Observando a participacao do filme documentario, tendo como parâmetro o Banco de Dados da Ancine, procurou-se inferir qual o efetivo comportamento deste tipo de filme dentro da producao nacional realizada entre 1994 2007. Nos estudos de cinema, ha os que se dedicam a estudar os sujeitos agentes (realizadores); ha os que optam pelos produtos (filmes), sob as mais diversas facetas que podem gerar; ha os que, como nos, optam pelos dados que derivam das acoes dos agentes dos impactos dos produtos. Todos, no entanto, temos o mesmo intuito: entender o que e - ou o que esta - nosso cinema. Portanto, a analise aqui apresentada apenas um dos bracos possiveis de dialogo, de modo algum esgota o assunto: aproxima-se mais de uma proposta de longa discussao do que de uma breve solucao. Palavras-chave: Cinema Brasileiro; Documentario; ANCINE Abstract
Referência(s)