Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Proposta de material didático para a história das relações étnico-raciais

2012; National History Association; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20949/rhhj.v1i1.19

ISSN

1806-3993

Autores

Verena Alberti,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

O artigo discute diretrizes e sugestões para a elaboração de materiais didáticos sobre a história das relações raciais no Brasil, considerandoespecialmente sua disponibilização na internet. A proposta parte depressupostos que concernem, de um lado, ao ensino de história e, de outro, ao uso de tecnologias de informação e comunicação na elaboração de conteúdo pedagógico. São apresentados nove conjuntos de questões,com sugestões de fontes e tarefas a serem executadas pelos alunos, abarcando desde a opção pelo trabalho escravo na América Portuguesa até a polarização que se verifica atualmente entre os que defendempolíticas de promoção da igualdade racial e os que são contrários a elas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX