Mapas de Conhecimento: Uma Ferramenta de Aprendizagem Por Meio de Card Informativo Como Instrumento de Ensino
2015; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2447-8733
AutoresSandra Fernandes de Oliveira Lima, Rubens Barbosa Filho, Luciano Vieira Lima, Hélcio Camargo Júnior,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste artigo apresenta uma ferramenta para o ensino de conteudos direcionados as mais diversas areas, os Mapas de Conhecimento. Esta ferramenta tem como objetivo auxiliar na efetivacao do processo de Ensino-Aprendizagem. E muito comum aos alunos e estudantes sobrecarregarem o hemisferio esquerdo do cerebro com raciocinios logicos e matematicos durante seus estudos e deixarem livre de tarefas o hemisferio direito, o qual e responsavel pela abstracao, pela criacao e pela musicalidade. Diante desse cenario, a ferramenta proposta, constituida por um Raio do Conhecimento e Area da Ignorância correspondente, e a ferramenta de Memorizacao Permanente de Aprendizado 2n vem contribuir com a possibilidade de integrar os dois hemisferios para efetivacao de todos os processos envolvendo o raciocinio e a memorizacao. Devido ao fato da transmissao do conhecimento ser plenamente dinâmica, estas ferramentas agregam uma estrategia visual singular para dotar os alunos, sempre que se fizer necessario, dos conhecimentos e tecnicas fundamentais ao estudo de determinado assunto que venham a garantir a eficaz comunicacao entre professor e aluno. Esta ferramenta pode ser aplicada tanto autonomamente, conforme descrita neste artigo, quanto associada aos metodos, ferramentas e metodologias classicas de ensino, tais como as de Piaget, de Vygotsky, de Trivium, de Skinner, de Problem Based Learning (PBL) e de Paulo Freire.
Referência(s)