
O patrimônio cultural como elemento da produção mercadológica televisiva
2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1808-5245
AutoresValérío Cruz Brittos, Denis Gerson Simões,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo discute a relacao da producao ficcional de televisao com o patrimonio cultural brasileiro. Para isso, e analisada a microsserie Hoje e dia de Maria, um produto diferenciado da programacao regular das emissoras de TV, concebido e apresentado em meio as comemoracoes de 40 anos da Rede Globo de Televisao, no ano de 2005. Neste caso, uniu referencias do folguedo brasileiro, inovacoes tecnologicas e grande carga de sensibilidade, o que resultou na desconstrucao de padroes usualmente trabalhados. Foi utilizada forte simbologia dos personagens lendarios do folclore nacional para contar uma ficcao, com aparencia de irrealidade, mas com grande familiaridade ao telespectador. Desta forma, a producao nao abandonou os propositos das industrias culturais, seguindo principios que fizeram dessa saga um elemento vendavel, atraves do tangenciamento de estruturas autenticas das manifestacoes populares. Alem disso, Hoje e dia de Maria teve a funcao de vender a imagem da Globo, sem apresentar algum salto qualitativo nas demais producoes da emissora.
Referência(s)