Artigo Revisado por pares

A espetacularização do esporte e o infotenimento no jornalismo esportivo: o Globo Esporte (TV) e o UOL Esporte durante a Copa do Mundo de 2014

2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2176-1507

Autores

Carlos Henrique de Souza Padeiro,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo busca compreender como a superexposicao midiatica compoe a espetacularizacao do esporte para transformar um megaevento esportivo em mercadoria. O conteudo produzido e infotenimento (informacao mais entretenimento), e a analise do Globo Esporte mostra que o objetivo do principal programa esportivo da Rede Globo foi o de promover a Copa do Mundo de 2014, sem uma visao critica no que tange a organizacao do torneio de futebol realizado no Brasil. O UOL Esporte apontou denuncias e falhas, mas a maior parte do seu noticiario reflete a mesmice da pauta: a cobertura dos jogos, treinos e as mesmas entrevistas coletivas dos protagonistas da competicao. Absorve-se o discurso de exposicao do megaevento para disputa de audiencia, numa logica criada para vender ao anunciante

Referência(s)