
Uma oficina de física moderna que vise a sua inserção no ensino médio
2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2175-7941
AutoresMarisa Almeida Cavalcante, Cristiane Rodrigues Caetano Tavolaro,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho mostra como e possivel discutir os fundamentos da Fisica Moderna no Ensino Medio, a partir do estudo do comportamento dual. Para isso, uma pesquisa intensa foi realizada e resultou na construcao de materiais didaticos de baixo custo, voltado a realidade brasileira e que vem sendo apresentados aos professores, atraves da realizacao de Oficinas. Esses equipamentos permitem, atraves de uma metodologia adequada, a execucao de uma serie de experiencias que busca atender uma melhor compreensao dos fenomenos da interferencia e difracao, bem como o comportamento corpuscular da radiacao, fornecendo a base para o entendimento adequado do principio da dualidade e consequentemente, um amplo panorama da fisica deste seculo.
Referência(s)