Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação educacional em larga escala: performatividade e perversão da experiência educacional

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5902/1984644413742

ISSN

1984-6444

Autores

Jarbas Dametto, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O texto propõe um debate crítico sobre as avaliações educacionais em larga escala e suas implicações junto à experiência pedagógica cotidiana. Por meio de revisão teórica e de uma compilação de estudos recentes sobre o tema, analisa-se a questão, concebendo a avaliação externa padronizada como um instrumento cujos meios e resultados alimentam ideais performáticos, tomando-se a performance como um princípio de legitimação típico da atualidade, perpassado pela concorrência e pela perspectiva produtivista extraída do âmbito privado. Debatem-se também subprodutos das avaliações, como a emergência dos rankings educacionais, da responsabilização docente, a apropriação midiática dos resultados, e as possíveis implicações de tais fenômenos. Por fim, exploram-se alguns dos efeitos da quantificação e da classificação voltada à educação, apontando prejuízos que um olhar baseado na performatividade pode acarretar à prática educacional.

Referência(s)