Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Construção e desconstrução de fronteiras e identidades organizacionais: história e desafios do McDonald's

2007; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 47; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0034-75902007000100006

ISSN

2178-938X

Autores

Isleide Arruda Fontenelle,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Reflete-se sobre os desafios da construção e desconstrução de fronteiras e identidades organizacionais na passagem da sociedade da ordem - com sua noção de fronteiras e identidades - para a modernidade líquida, baseada em formas fluidas. Para ilustrar tal passagem, utiliza-se um estudo de caso da corporação McDonald's, apresentando as fronteiras e identidades organizacionais que esta estabeleceu desde seu surgimento, nos EUA, até se tornar uma das mais poderosas marcas globais. Toma-se o McDonald's como paradigmático do formato de negócios da moderna sociedade da ordem que perdurou no século XX, fator determinante para a expansão da corporação. Entretanto, a partir da década de 1990, a corporação passou a ser criticada por analistas de negócios, tendo ela própria assumido uma "crise de imagem". Aponta-se que essa crítica à rigidez do "sistema McDonald's" é sinalizadora de uma transformação mais ampla no formato social que alimentou e sustentou esse modelo de negócio, de bases fordistas e suportado por uma estratégia de padronização.

Referência(s)