Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Especificação e desenvolvimento de um ambiente educativo móvel para a prática da escrita Braille

2014; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2014.431

ISSN

2316-6533

Autores

Antonio Rodrigo dos Santos Silva, Agebson Rocha Façanha, Windson Viana, José Aires de Castro Filho, Jaime Sánchez,

Tópico(s)

Mobile Learning in Education

Resumo

O presente trabalho apresenta os primeiros esforços do desenvolvimento do GBraille Suite, que é composto por softwares educativos acessíveis focados na aprendizagem e na prática do Português através da escrita Braille. Esse artigo apresenta o design, desenvolvimento e avaliação inicial de um teclado virtual baseado na metáfora Braille e, a partir dele, foi desenvolvido um aplicativo acessível para a prática de ortografia e sinonímia que utiliza interfaces multimodais (gestos na tela, voz e vibrações). A avaliação de usabilidade inicial realizada com alunos com deficiência visual do ensino fundamental indica uma boa aceitação dos aplicativos.

Referência(s)