
Especificação e desenvolvimento de um ambiente educativo móvel para a prática da escrita Braille
2014; Volume: 1; Linguagem: Português
10.5753/cbie.sbie.2014.431
ISSN2316-6533
AutoresAntonio Rodrigo dos Santos Silva, Agebson Rocha Façanha, Windson Viana, José Aires de Castro Filho, Jaime Sánchez,
Tópico(s)Mobile Learning in Education
ResumoO presente trabalho apresenta os primeiros esforços do desenvolvimento do GBraille Suite, que é composto por softwares educativos acessíveis focados na aprendizagem e na prática do Português através da escrita Braille. Esse artigo apresenta o design, desenvolvimento e avaliação inicial de um teclado virtual baseado na metáfora Braille e, a partir dele, foi desenvolvido um aplicativo acessível para a prática de ortografia e sinonímia que utiliza interfaces multimodais (gestos na tela, voz e vibrações). A avaliação de usabilidade inicial realizada com alunos com deficiência visual do ensino fundamental indica uma boa aceitação dos aplicativos.
Referência(s)