Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

2003; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172003050203

ISSN

1983-2117

Autores

Cleci Teresinha Werner da Rosa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Resumo: O presente texto consiste na reflexão acerca do processo ensino-aprendizagem da Física no âmbito das atividades práticas/experimentais desenvolvidas em laboratório didático nos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo. O objetivo principal consiste em elucidar as concepções teórico-metodológicas dos professores de Física desta instituição que utilizam aulas práticas/experimentais na sua ação docente. Fundamenta-se tal estudo na perspectiva dos processos cognoscitivos de aprendizagem, no processo de transposição didática e na identificação do laboratório em questão frente aos tipos de laboratório e às abordagens dadas no ensino de Física experimental do Brasil. A investigação decorre de entrevistas semi-estruturadas cujos dados coletados apontaram que o grupo de professores investigado atribui significativa importância às aulas práticas/experimentais e que tais atividades têm possibilitado a apropriação dos conceitos e fenômenos físicos.

Referência(s)