Efeitos da interação trem-trilhos-lastro-estrutura nas vibrações de pontes ferroviárias

2008; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5335/rsee.v2i3.308

ISSN

2316-2457

Autores

Walber da Luz Correa, Ronaldo C. Battista,

Tópico(s)

Geotechnical Engineering and Underground Structures

Resumo

As vibracoes em pontes ferroviarias produzidas pela passagem da composicao tipica de um TUE (Trem Unidade Eletrico, composto por 8 carros) utilizado nas vias ferreas de varias areas urbanas brasileiras, sao investigadas com auxilio de modelos matematicos para a simulacao da carga dinâmica (isto e, de um modelo mecânico da composicao de carros com suas suspensoes), alem dos efeitos da interacao dinâmica entre trem-trilhos-dormentes-lastro e a propria estrutura da ponte ferroviaria. Na modelagem matematica foram levadas tambem em consideracao as irregularidades geometricas (deterministicas e aleatorias) de ocorrencias frequentes nos trilhos e nas rodas. Dois tipos de lastro sob os dormentes sao considerados: um granular e outro elastomerico. O sistema mecânico-estrutural, resultante de uma idealizacao bi-dimensional, foi discretizado em elementos finitos e as equacoes diferenciais de movimento foram integradas numericamente. As respostas dinâmicas obtidas para uma ponte ferroviaria urbana sao utilizadas para avaliar tanto o desempenho do modelo de carga dinâmica, quanto os efeitos das irregularidades geometricas e do tipo de lastro no problema de interacao dinâmica. Finalmente, essas respostas sao utilizadas para avaliar as amplificacoes dinâmicas em termos de deslocamentos e tensoes e compara-las com o valor do coeficiente de impacto prescrito na norma brasileira para projeto de pontes ferroviarias.

Referência(s)