
Geração, comunicação e absorção de conhecimento científico-tecnológico em sociedade dependente; um estudo de caso: o programa de engenharia química -COPPE/UFRJ - 1963-1979
1981; SciELO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18225/ci.inf..v10i2.147
ISSN1518-8353
AutoresMaria de Nazaré Freitas Pereira,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoOs planos e programas governamentais para o desenvolvimento cientifico-tecnologico, nas duas ultimas decadas, refletiam a ideologia segundo a qual o binomio Ciencia/Educacao poderia ser colocado a servico do desenvolvimento economico.A analise, atraves do metodo da observacao participante, do conhecimento cientifico-tecnologico produzido durante 17 anos pelo Programa de Engenharia Quimica, mostrou fraca interacao do conhecimento gerado com as demandas dos setores produtivos, contatos informais irregulares e pouco representativos, altoindice de comunicacao em congressos, mas registro assistematico em periodicos. Essa situacaoe analisada dentro de um quadro de dependenciaque, na maioria das vezes, frustra tanto as tentativas de ligacao com os setores produtivos quanto o desenvolvimento da atividade cientifico-tecnologica, ate mesmo em seu processo de comunicacao. Descritores Ciencia da Informacao.Interdisciplinaridade. Conhecimento cientifico e tecnologico. Producao. Processo de comunicacao. Absorcao. The governmental programs and plans fortechnological-scientific development, during the last two decades, reflect the concept that technological-scientific learning leads to economic development. The analysis of technological-scientific knowledge generated in Chemical Engineering Program, through the participant observation method, showed a very low degree of interaction between this knowledge and the demands of the productive sectors of the economy,i.e., irregular and unrepresentative informal contacts, high degree of communication in Professional Conferences but unsystematic publication of scholarly works in professional journals. This low degree of interaction was found to occur within a situation of dependency on the more developed countries which, in most cases, frustrates the attempts to link technological-scientific knowledge with productive sectors of the economy as well as the development of greater technological-scientific activity including the process by which such activity and knowledge are transfered.
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