
TEOREMAS-EM-AÇÃO E CONCEITOS-EM-AÇÃO NA FÍSICA APLICADA À MEDICINA
2013; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22409/resa2013.v6i3.a21146
ISSN1983-7011
AutoresMara Fernanda Parisoto, Marco António Moreira, José Tullio Moro,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoBuscamos analisar três situações-problema que fazem parte de um curso que trata da Física aplicada à Medicina para dar sentido aos conceitos do campo conceitual relativo a Óptica, Eletromagnetismo e Física Moderna. Os nossos objetivos foram: 1) encontrar possíveis teoremas-em-ação e conceitos-em-ação; 2) buscar indícios de aprendizagem significativa; 3) desenvolver uma ficha para cada aluno colocando os pontos que eles apresentam erros ou falta de conhecimento, utilizando tal ficha em uma entrevista semiestruturada. Utilizamos, para tanto, a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Concluímos que na maioria dos casos os alunos nos forneceram indícios de aprendizagem significativa e, portanto, que o material elaborado e implementado é potencialmente significativo. Palavras-chave: ensino de Física, teoremas-em-ação, conceitos-em-ação, Física aplicada à Medicina, aprendizagem significativa.
Referência(s)