Os saberes e poderes da reforma de 1905
2009; Volume: 13; Issue: 13 Linguagem: Português
ISSN
1646-401X
AutoresJosé Gregório Viegas Brás, Maria Neves Gonçalves,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoNeste artigo, revisitamos a reforma de 1905 ao nivel das inovacoes curriculares e dos dispositivos pedagogicos que a singularizaram. Como enfoques metodologicos, assumimos o curriculo enquanto construcao social, e estabelecemos uma conexao entre pedagogia do poder e do saber, na linha de Nietzsche e de Foucault de que, por detras de todo o saber, o que esta em jogo e uma luta de poder, estando o poder politico intrinsecamente correlacionado com o saber. Abordamos, num primeiro momento, a nova configuracao curricular proposta por este diploma - elaborado pelo director geral de Instrucao Publica, Abel Andrade, e promulgado pelo ministro do Reino, Eduardo Jose Coelho - e colocamos em evidencia, por um lado, os mecanismos que fizeram com que a educacao fisica integrasse definitivamente o curriculo dos alunos do liceu e, por outro, a forma como abriu caminho para um novo conhecimento e para uma nova construcao do corpo. Num segundo momento, relevamos a importância do que designamos por novos mecanismos de regulacao onde incluimos o caderno diario, o incentivo a pratica pedagogica de arquivar e expor os trabalhos dos alunos e a cooperacao entre o liceu e a familia. Por fim, concluimos que esta reforma deve ser vista em articulacao com a reforma anterior de Jaime Moniz e que ambas acabam por corresponder a duas pecas fundamentais do movimento reformista cuja aposta, em ultima analise, era a formacao da futura elite governante. Palavras-chave: Reforma; configuracao curricular; educacao fisica; saber; poder.
Referência(s)