Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares

2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 10; Linguagem: Português

10.20396/etd.v10in.esp..936

ISSN

1676-2592

Autores

Liane Hentschke, Regina Antunes Teixeira dos Santos, Miriam Suzana Pizzato, Cassiana Zamith Vilela, Cristina Mie Ito Cereser,

Tópico(s)

Music Education and Analysis

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da amostra brasileira da pesquisa internacional intitulada “Os significados da música para crianças e adolescentes em atividades musicais escolares e não-escolares”. Essa pesquisa teve o objetivo de investigar a importância e o significado atribuído pelos alunos às atividades musicais desenvolvidas em ambientes escolares e não-escolares. O método consistiu em um survey envolvendo 21.975 alunos de oito países (Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hong Kong, Israel e México), cujo questionário foi concebido sob a ótica do modelo de expectativa e valor de Eccles e Wigfield. No Brasil, fizeram parte da amostra 1848 alunos da 6a série do ensino fundamental à 3a série do ensino médio, de 11 cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre o perfil dos alunos e suas opiniões quanto ao interesse, importância, dificuldade, utilidade, senso de competência e senso de confiança em relação às disciplinas Artes, Ciências, Educação Física, Matemática, Português e Música. Os dados foram tratados por análise de variância (ANOVA). Os resultados do Brasil apontam que o grau de interesse, importância e utilidade da Música aumenta à medida que os estudantes brasileiros pertencem a séries mais avançadas, em sentido oposto ao observado na maioria dos outros países.

Referência(s)