
A importância da literatura infantil afro-brasileira e africana no ensino fundamental do SESC - Petrolina/PE
2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22297/dl.v2i2.878
ISSN2316-1795
AutoresAurilia de Brito Lima, Fabiana Cristina da Silva,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo analisar a utilizacao e as repercussoes ocorridas com a literatura infantil Afro-Brasileira e Africana no ensino fundamental do SESC-Petrolina. Foi utilizada como fundamentacao teorica autores e documentos como Brasil (2003), Coelho (2002), Jovino (2006) entre outros. Como recursos metodologicos, realizou-se analise documental (do acervo do SESC), observacao das salas de aulas do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental e questionarios aplicados com a bibliotecaria, coordenadora pedagogica e professoras das respectivas turmas citadas. Encontrou-se uma pequena, porem, qualitativa producao literaria sobre a tematica Afro-Brasileira e Africana constatando-se entao que, apesar de as docentes terem conhecimento sobre a legislacao e a tematica, as acoes realizadas nao sao sistematizadas. Acredita-se na importância da Literatura Infantil e outros instrumentos didaticos, na promocao e na valorizacao de uma parcela da populacao historicamente excluida. Como uma educacao democratica, com novos paradigmas educativos de valorizacao da diversidade cultural garantindo respeito a cultura Afro-Brasileira e Africana.
Referência(s)