Artigo Revisado por pares

A natureza participante de Eisenstein / Eisenstein’s participant nature

1980; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Inglês

ISSN

0101-3505

Autores

Marzia Terenzi Vicentini,

Tópico(s)

French Literature and Critical Theory

Resumo

Este artigo analisa alguns ensaios de Eisenstein escritos entre 1945 e 1947, que se encontram na antologia francesa intitulada La non-indifferente nature, de 1976. Fio condutor dos escritos e uma indagacao sobre a natureza orgânica da obra de arte, encontrada nas mais variadas manifestacoes artisticas: em cinema, teatro, literatura, pintura, arquitetura, musica. A “organicidade” das obras artisticas decorria do fato de elas serem construidas conforme os elementos estruturais do fenomeno representado: a ligacao entre realidade e obra nao consistiria numa reproducao de conteudos, mas na recriacao, em todos os niveis formais da obra, da lei dialetica que rege a realidade. This paper analyses some essays by Eisenstein written between 1945 and 1947, included in a French anthology of 1976 entiled La non-differente in nature. The guideline of such writings is a quest for the “organic nature” of the work of art, found in the most varied artistic manifestations: cinema, drama, literature, painting, architecture, music. The “organicity” of works of art derived from the that they were built according to the structural elements of the phenomenon represented: the connection between reality and work would not consist of a duplication of contents, but in the recreation, in all the formal levels of the work, of the dialectic law which rules reality.

Referência(s)