
ESPECTROS DA IDEOLOGIA EM BRAZIL, DE TERRY GILLIAM: NOS RASTROS DE LEGITIMAÇÕES E (DES)CONTROLES POSSÍVEIS
2015; UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1807-9717
AutoresRaimundo Expedito dos Santos Sousa, Éderson Luís Silveira,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoAs relacoes entre a ideologia e os seres humanos podem ser problematizadas a partir de diversos autores e abordagens. Fundamentados pelos estudos de Slavoj Žižek, podemos afirmar que os aparatos ideologicos no âmbito de varias cenas que compoem a obra cinematografica Brazil, de Terry Gilliam, podem ser percebidos por meio de uma dupla mobilizacao da fantasia operada no filme: servindo a legitimacao da ideologia e atuando como forma de escapar diante dela. Ao apresentar um cenario distopico, em que cidadaos sao vitimados pelas injuncoes de um governo totalitario, que regula e disciplina os sujeitos, o filme procede a uma critica da ilusao da tecnologia como promessa de bem-estar. Alem disso, empreende uma parodia das instituicoes burocraticas que, na contramao de uma ordem liberal, detem poder sobre a vida de todos, gerenciando os moradores da cidade ficticia em que o filme ocorre. Palavras-chave: Alienacao. Ideologia. Cinema.
Referência(s)