Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior

2011; Fundação Carlos Chagas; Volume: 22; Issue: 48 Linguagem: Português

10.18222/eae224820111994

ISSN

1984-932X

Autores

Hélio Radke Bittencourt, Marion Creutzberg, Alziro César de Morais Rodrigues, Alam de Oliveira Casartelli, Ana Lúcia Souza de Freitas,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A avaliação educacional e, mais especificamente, a avaliação de disciplinas geram polêmicas no âmbito da educação superior, a começar pelos instrumentos utilizados. Este artigo tem por objetivo apresentar as etapas do processo de desenvolvimento e de validação de um instrumento de avaliação para disciplinas de graduação, utilizando técnicas oriundas da Psicometria. Elaborou-se um instrumento simples e pouco extenso que contemplasse três dimensões específicas: 1) aspectos gerais da disciplina; 2) ação de ensino do professor; e 3) auto avaliação (ação do aluno). Dentre as técnicas utilizadas no processo de validação, destacam-se a realização de reuniões com especialistas e o uso de técnicas estatísticas multivariadas de Análise Fatorial Confirmatória e Análise de Regressão. Os resultados obtidos com base em um conjunto de 151.220 instrumentos, preenchidos por 32.124 estudantes em três períodos letivos, revelaram que o instrumento proposto apresenta qualidades psicométricas desejáveis relativamente à sua validação e fidedignidade. Adicionalmente, sustenta-se que a avaliação de disciplinas não seja vista como um processo desconectado do projeto pedagógico institucional, contando com a participação de profissionais de diferentes áreas no desenvolvimento do instrumento e na condução do processo, com base em uma perspectiva de avaliação formativa, orientada à promoção da aprendizagem dos estudantes.

Referência(s)