Ajustando o tom: confluências e divergências entre Nacional por subtração, de Roberto Schwarz, e Vanguarda e subdesenvolvimento, de Ferreira Gullar
2005; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1981-4526.4843
ISSN1981-4526
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoOs problemas da cultura brasileira e de seu caráter ora inautêntico, ora postiço, têm preocupado há muito os intelectuais brasileiros. Esses, por sua vez, tentam, através de suas análises, corrigir posições ou construir formas de superar o sentimento de inferioridade que por tanto tempo fez-nos ver a metrópole como um espelho de nosso futuro. Superar antigas dependências e compreender os parâmetros que formam a arte brasileira, sobretudo respeitando as suas limitações, é entender que a melhor arte produzida por um país subdesenvolvido é aquela que parte de sua realidade específica, ou seja, do seu caráter particular para, assim, poder superar-se e transformar-se em seu contrário: a expressão estética universal. Para isso, o presente artigo estabelecerá diálogos entre Vanguarda e subdesenvolvimento, ensaio de 1969, de Ferreira Gullar, e Nacional por subtração, ensaio de 1986, de Roberto Schwarz. Palavras-chave: Vanguarda; Nacionalismo; Subdesenvolvimento.
Referência(s)