Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Considerações históricas sobre a influência de John Dewey no pensamento pedagógico brasileiro

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Issue: 35 Linguagem: Português

10.20396/rho.v9i35.8639620

ISSN

1676-2584

Autores

Rodrigo Augusto de Souza, Telma Adriana Pací­fico Martineli,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este trabalho procura traçar uma trajetória histórica da influência de John Dewey (1859-1952), na educação brasileira. É possível estabelecer dois momentos distintos dessainfluência deweyana no Brasil: o período 1930 a 1950 e, posteriormente, a década 1990. Oprimeiro momento foi marcado pelo embate político de introdução do ideário escolanovistano Brasil, merece destaque Anísio Teixeira (1900-1971), principal interlocutor de Deweyno Brasil. No segundo período da influência, Dewey aparece atrelado à Formação deProfessores, sobretudo a partir da noção de Professor Reflexivo. A retomada, nessasegunda fase, se dá pela adoção de educadores estrangeiros, como: Nóvoa, Schön,McLaren, entre outros. Esse percurso histórico tomamos em análise no presente artigo

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