Validação intercultural do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ)
2014; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17575/rpsicol.v20i2.390
ISSN2183-2471
AutoresLuísa Faria, Nelson Lima Santos, Vladimir Takšić, Hannu Räty, Bo Molander, Stefan Holmström, John Jansson, Andreja Avses, Natalio Extremera, Pablo Fernández‐Berrocal, Hiroshi Toyota,
Tópico(s)Cultural Differences and Values
ResumoEste artigo tem como objectivo discutir a validação intercultural do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ), sendo constituído por 45 itens divididos em três subescalas – (i) percepção emocional (PE), (ii) expressão emocional (EE) e (iii) capacidade para lidar com a emoção (CLE) –, e classificado como um instrumento de avaliação da “inteligência emocional de tipo traço” ou da “percepção de competência emocional”. Foi originalmente desenvolvido no contexto croata, de acordo com a perspectiva teórica de Mayer e Salovey (1997), tendo sido traduzido para inglês e apresentado, em 2001, no 7th European Congress of Psychology, em Londres. São apresentadas as qualidades psicométricas e as relações do ESCQ com outros construtos relevantes, nos contextos Croata, Português, Finlandês, Sueco, Esloveno, Espanhol e Japonês, utilizando amostras-alvo de estudantes do ensino secundário e universitário, bem como de sujeitos mais velhos (trabalhadores e supervisores de empresas), tendo evidenciado bons valores de validade de construto, convergente, divergente e concorrente. Contudo, o valor de alpha de Cronbach da subescala CLE exige melhoria, enfatizando a necessidade de prosseguir os estudos de validade do ESCQ.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v20i2.390
Referência(s)