
Estratégias de marketing: Estudo no setor de agências de viagens e turismo
2015; Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7784/rbtur.v9i2.862
ISSN1982-6125
AutoresAléssio Bessa Sarquis, Nádia Kassouf Pizzinatto, Antônio Carlos Giuliani, Andréa Simone Machiavelli Pontes,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO setor de turismo tem papel econômico-social relevante e as estratégias de marketing podem contribuir para melho-rar o desempenho de mercado das organizações de serviços. Assim, o estudo analisou as estratégias de marketing apli-cadas no setor de serviços de agências de viagens/turismo no Estado de Santa Catarina e, para isso, uma pesquisa quan-titativa, tipo descritiva não conclusiva, na forma de levantamento de campo (survey) e de corte transversal foi aplicada com questionários autoadministrados disponibilizados na plataforma Google Docs para uma amostra de 109 agências emissivas de pequeno e médio portes. As análises estatísticas foram realizadas por meio de moda, frequência, média aritmética, desvio-padrão e teste de hipóteses, conforme as escalas de mensuração aplicadas. Os resultados apontam que a grande maioria das agências pesquisadas utiliza estratégias de marketing interno, externo, interativo e de gestão do relacionamento com clientes e que as agências de porte médio utilizam com maior frequência a maioria das estraté-gias de marketing mensuradas.
Referência(s)