Clodovil Hernandes: a política entre o grotesco e o espetáculo na mídia brasileira
2009; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2007.35295
ISSN1982-1689
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste artigo traz como questão central a análise do tratamento midiático sobre Clodovil Hernandes, no período pós-eleições 2006. Nas reflexões aqui empreendidas acerca da relação entre comunicação e política, resgatam-se os conceitos de comunicação do grotesco, de Muniz Sodré; de midiatização, de Eliseo Verón; e de sociedade do espetáculo, de Guy Debord. Considera-se, como resultado das reflexões realizadas, que a mídia tem pré-julgado e legitimado a imagem de Clodovil como um Deputado debochado, despreparado e politicamente ignorante. Além disso, para além do tratamento midiático, o fenômeno de votos alcançados por Clodovil evidencia a valorização excessiva do grotesco e do espetáculo em nossa sociedade
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