Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A tv de crianças e adolescentes com câmara à mão

2005; Grupo Comunicar Ediciones; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português

10.3916/25886

ISSN

1988-3293

Autores

Vânia Lúcia Quintão Carneiro,

Tópico(s)

Media and Digital Communication

Resumo

Hoje opcoesculturais e de lazer como TV a cabo, internet, games, dvds e conquistam criancas e adolescentese limitam a audiencia de programas em TV aberta.No Brasil, essas midias sao acessiveis apenasasclasses media e media alta. Para a maioria das criancas e adolescentes brasileiros, o acesso a diversao e a informacao midiaticas restringe-se a televisao aberta. A qualidade dessa programacao gratuita e a quantidade de horas diarias que o publico infanto-juvenil se dedica a consumi-la tem preocupado educadores, pais, pesquisadores e ate autoridades governamentais. Ha um debate nacional sobre regulacao e responsabilidade social das emissoras de TV. Esta pesquisa indaga criancas e adolescentes sobre o quepensam daprogramacao da TV abertao que gostam e nao gostam, o que propoem. Espera contribuir para reflexao sobre inovacao de producao televisiva atenta as diferenciacoes sociais e culturais e ao desejo de criancas e adolescentes de divertir e de aprender mais sobre si e seu mundo. Situa na perspectiva desses sujeitos consumidores e cidadaos, que passam varias horas diante da TV, tem diferentes modos de ver, constroem representacoes, mundos imaginarios. O objetivo desta pesquisa foi investigar as percepcoes de (250) criancas e adolescentes sobre a programacao que assistem e sobre o que produziriam para TV se tivessem uma câmara na mao. O estudo partiu do principio de que os sujeitos pesquisados conheciam a programacao e a linguagem da TV, alem de levar em consideracao que a escola seria um espaco de re-elaboracao de experiencias midiaticas. A coleta dos dados foi realizada em 7 (sete) escolas publicas do Distrito Federal frequentadas por estudantes de medio e baixo poder aquisitivo. Um questionario foi aplicado aos estudantes que tambem foram solicitados a elaborar individualmente um roteiro audiovisual com desenhos (tipo storyboard). A aplicacao desses instrumentos de pesquisa ocorreu como uma atividade curricular de reflexao e discussao sobre televisao. O ponto de partida para a elaboracao do roteiro pelas criancas e adolescentes foi a questao: Que programa de TV fariam se tivessem uma câmara na mao? Este trabalho apresenta as analises das respostas das criancas e adolescentes a essa questao, bem como as outras perguntas do questionario o que permitiu observar qual a relacao que eles mantem com a televisao e quais roteiros de programas de TV que eles gostariam de ver em exibicao nos canais abertos.

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