
O Significado do Trabalho: Um Estudo com Professores de Administração em uma Universidade
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 5; Issue: 11 Linguagem: Português
10.18788/2237-1451/rle.v5n11p3-27
ISSN2237-1451
AutoresZ.M. Kilimnik, M.T. Reis Neto, Gustavo Souza Santos, V.D. Malta, Marilize Ferreira Santos,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoOs conceitos atribuidos ao trabalho sao inumeros e cada profissional possui uma percepcao do que seja trabalho. Com base neste contexto, o objetivo deste artigo e analisar o significado do trabalho para os docentes de ensino superior, verificando se ha influencia do regime de trabalho nas diferentes dimensoes desse construto. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, com professores de instituicoes privadas de nivel superior em Belo Horizonte. O estudo feito por meio de entrevistas semi-estruturadas em profundidade, com seis professores de administracao, em diferentes regimes de trabalho e com mais de dois anos de experiencia na area. A analise das entrevistas foi realizada por meio de analise de conteudo. Posteriormente, foi realizada uma analise comparativa dos casos. Identificou-se que o significado do trabalho apresenta diferentes conotacoes para os professores de ensino superior que atuam em distintos regimes de trabalho. Identificou-se tambem que o trabalho e importante, porem nao central, agrega valor e resulta no crescimento profissional, intelectual e pessoal dos discentes, tanto deles quanto dos docentes. Sugere-se que novas pesquisas identifiquem se a estabilidade, se a faixa etaria ou estagio da vida profissional do docente de ensino superior, realmente interferem no significado que ele atribui ao trabalho.
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